domingo, 15 de março de 2009

Zonas de Vertentes

Introdução

As zonas de vertente, sobretudo quando o seu declive é mais acentuado, são locais onde fenómenos, tal como a erosão, podem ser mais rápidos e mais intensos. A erosão das vertentes, ou a forma como elas se vão modificando, deve-se essencialmente a dois tipos de causas naturais:
.a erosão hídrica, essencialmente provocada pela água das chuvas;
.os movimentos de terrenos, também designados movimentos em massa.

Causas dos movimentos em massa

Uma análise cuidada de situações de movimentos em massa, ocorridos em Portugal, leva-nos rapidamente a concluir da existência de dois tipos de causas, capazes de condicionar a ocorrência destes fenómenos. Assim temos:
.factores condicionantes;
.factores desencadeantes.

Factores condicionantes

Movimentos de terreno são, antes de qualquer outro factor, fortemente condicionados pela força da gravidade. Sendo assim, o contexto geológico e as características geomorfológicas de um determinado local, condicionam a ocorrência de qualquer movimento de massa.

Factores desencadeantes

Os principais factores desencadeantes são a precipitação, a acção do Homem, a ocorrência de sismos e tempestades nas zonas costeiras. Uma elevada precipitação durante um curto período de tempo, ou uma precipitação moderada durante um prolongado período, são factores que alterarão o equilíbrio em que se encontram as formações rochosas, podendo vir a desencadear um movimento de massa.

A prevenção dos movimentos em massa pode fazer-se através das seguintes medidas:

• elaboração de cartas de ordenamento do território, com definição de áreas apropriadas para diferentes actividades humanas;
• elaboração de cartas de risco geológico;
• remoção ou contenção dos materiais geológicos que possam constituir perigo.
• A contenção pode ser feita através de muros de suporte (com ou sem drenagem de águas),de redes e de pregagens.

Objectivos

• Identificar zonas de Vertentes;

• Identificar as causas dos movimentos em massa;

• Identificar os factores condiionantes;

• Identificar os factores desencadeantes;

• Identificar a prevenção dos movimentos em massa pode fazer-se através das seguintes medidas.




Desenvolvimento

Zonas de Vertentes:

As zonas de vertentes, sobretudo quando o seu declive é mais acentuado, são locais onde fenómenos, tal como a erosão, podem ser mais rápidos e mais intensos.
A erosão das vertentes, ou a forma como elas se vão modificados, deve-se essencialmente a dois tipos de causas naturais:

 A erosão hídrica, essencialmente provocada pela água das chuvas;
 Os movimentos de terrenos, também designados movimentos em massa.

Zonas de Vertentes

No primeiro destes dois tipos, estamos perante uma situação em que a erosão se processa de uma forma mais ou menos lenta e gradual, em consequência do desgaste dos solos provocados pelo impacto das gotas de chuva e pelo escoamento das águas ao longo das vertentes. Os materiais arrancados às vertentes são, quase sempre, em pequena quantidade e de pequenas dimensões.

Uma zona de vertente é uma zona que:

• é constituida essencialmente por materiais rochosos;
• pode possuir vegetação;
• apresenta um declive acentuado;
• está sujeita à acção de processos de meteorização e erosão














Fig1- Grand Canyon (USA), página 3.
http://nuieee.fe.up.pt/~ee04165/rui/zonasdevertente/movimento.jpg


Podemos afirmar que existem dois tipos de agentes de meteorização (quimica e mecânica) e dentro desses dois tipos de meteorização existem diferentes processos (ex. crioclastia, oxidação-redução). Contudo, somente alguns se destacam no que toca à meteorização das vertentes:

• acção das águas (nomeadamente pluviais);
• acção dos seres vivos (Homem).
Quanto à erosão, esta deve-se principalmente:
• à acção hídrica;
• aos próprios movimentos de massa;
• à acção da força gravítica.




Fig 2- Arriba( Algarve), página 3.
http://nuieee.fe.up.pt/~ee04165/rui/zonasdevertente/movimento.jpg




Existem dois tipos de agentes de meteorização (quimica e mecânica) e dentro desses dois tipos de meteorização existem diferentes processos (ex. crioclastia, oxidação-redução). Só alguns se destacam no que toca à meteorização das vertentes:

• acção das águas (nomeadamente pluviais);
• acção dos seres vivos (Homem).
Quanto à erosão, esta deve-se principalmente:
• à acção hídrica;
• aos próprios movimentos de massa;
• à acção da força gravítica.

O conjunto de processos de meteorização e erosão podem originar movimentos de massa.
Movimento de massa correspondem a situações em que se movimenta uma grande massa de materiais sólidos, quase sempre de uma forma brusca e inesperada, ao longo de uma vertente.



Causas dos movimentos em Massa

Uma análise cuidada de situações de movimentos em massa, ocorridos em Portugal, leva-nos rapidamente a concluir da existência de dois tipos de causas, capazes de condicionar a ocorrência destes fenómenos. Se, por um lado, estamos perantes causas naturais, por outro lado, diferentes acções do Homem poderão estarna origem dos movimentos em massa.

Movimentos de massa estão condicionados por (factores condicionantes):

• tipo e características das rochas;
• orientação e inclinação das camadas;
• o grau de alteração e fracturação das rochas;
• a presença/ausência de vegetação.

Factores Condicionantes:

Os movimentos de terreno são, antes de qualquer outro factorm fortemente condicionados pela força da gravidade. Sendo assim, o contexto geológico e as características geomorfológicas de um determinado local, condiciona a ocorrência de qualquer movimento de massa.
Para se dar um movimento de massa tem de existir um factor desencadeante.

Os factores desencadeantes são:

• precipitação;
• a acção do homem ;
• a ocorrência de sismos ;
• a ocorrência de tempestades em zonas costeiras.


















Fig 3- Movimento de Massas, página 3.
http://nuieee.fe.up.pt/~ee04165/rui/zonasdevertente/movimento.jpg


Contudo, existem medidas a tomar em conta que podem evitar um grande número de movimentos de massa. Referimos, sucintamente, o ordenamento de território (tema aprofundado na apresentação da passada 6ª Feira – dia 13 – pelo 4º grupo), a construção de estruturas de suporte capazes de suportarem as vertentes e evitar a destruição da vegetação nestas zonas (o que implica especial cuidado no que toca à prevenção de incêndios – evitar a poluição nestas zonas, por exemplo). Este tema (medidas preventivas) será aprofundado devidamente.




As zonas de vertente, sobretudo quando o seu declive é mais acentuado, são locais onde fenómenos, tal como a erosão, podem ser mais rápidos e mais intensos. A erosão das vertentes, ou a forma como elas se vão modificando, deve-se essencialmente a dois tipos de causas naturais:

 a erosão hídrica, essencialmente provocada pela água das chuvas;
 os movimentos de terrenos, também designados movimentos em massa.

No primeiro destes dois tipos, estamos perante uma situação em que a erosão se processa de uma forma mais ou menos lenta e gradual, em consequência do desgaste dos solos provocado pelo impacto das gotas de chuva e pelo escoamento das águas ao longo das vertentes. Os materiais arrancados às vertentes são, quase sempre, em pequenaquantidade e de pequenas dimensões.

Exemplo :

Na madrugada de 31 de Outubro de 1997 registaram-se em toda a ilha de São Miguel, com particular incidência nos concelhos da Povoação e do Nordeste, cerca de 1000 movimentos de massa, após um período de chuvas intensas. Estes provocaram a destruição de habitações e pontes, afectaram sistemas de comunicação, detransporte de energia e soterraram extensas superfícies de terrenos agrícolas. A área mais afectada foi a da freguesia de Ribeira Quente, que ficou isolada por mais de 12 horas e onde 29 pessoas perderam a vida.

Conclusão:

Contudo, existem medidas a tomar em conta que podem evitar um grande número de movimentos de massa: o ordenamento de território, a construção de estruturas de suporte capazes de suportarem as vertentes e evitar a destruição da vegetação em certas zonas (o que implica especial cuidado no que toca a prevenção e evitar a poluição nas zonas).


Bibliografia

Fotos:
http://nuieee.fe.up.pt/~ee04165/rui/zonasdevertente/

Desenvolvimento:
http://nuieee.fe.up.pt/~ee04165/rui/zonasdevertente/
http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/Home/geologia-problemas
e-materiais-do-quotidiano/zonas-de-vertente ;
Biologia e geologia 11ºano 2004 Ensino Secundário,Areal editores,design: Areal editores, capa: Vitor Simões

Exemplo:
http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/Home/geologia-problemas-e-materiais-do-quotidiano/zonas-de-vertente

Sem comentários: