sexta-feira, 20 de março de 2009

Sistema de Classificação modificado de Robert Whittaker

Sistema Classificação modificada de Whittaker


Introdução:

O sistema de classificação pode ser entendidos como uma forma de organização dos seres vivos que se pretendem classificar. Esta organização depende de critérios que vão sendo revistos ao longo do tempo, o que torna transitórios os sistemas de classificação que reflectem a visão dos seus autores e da comunidade científica de dada altura.

Este sistema teve maior receptividade, foi desenvolvido em 1969 e posteriormente modificado, apresentando alterações em 1979. A grande diferença entre estas duas versões referia-se à posição das algas, que inicialmente eram distribuídas entre os reinos Protista e Plantae. Se conforme fossem unicelulares ou pluricelulares, foram colocadas no Reino Protista. No entanto, algumas algas são pluricelulares e apesar da sua simplicidade estrutural, o Reino Protista, por passar a incluir seres multicelulares de baixo grau de diferenciação celular levava muitos autores a sugerirem o nome de Protoctista para este reino.

Objectivos:

1- Identificar diferentes sistemas de classificação;

2- Enumerar os critérios;

3- Apresentar as vantagens ;

4- Identificar as limitações;

5- Identificar os aspectos importantes dos reinos;


6- Conhecer as principais características dos cinco reinos de Whittaker.

7- Identificar a classificação de Whittaker modificada, apresentando as características de classificação dos seres em 5 reinos


Desenvolvimento

Diferentes Sistemas de Classificação

Podemos distinguir três sistemas de classificação diferentes: classificação em dois reinos, classificação em três reinos, classificação em cinco reinos.
O sistema de classificação em dois reinos, de Aristóteles e Lineu, separava os seres em dois reinos distintos: as plantas e os animais, tendo em conta:
- O tipo de nutrição (autotrofia – plantas e heterotrofia – animais);
- A morfologia (sem forma – plantas e com forma – animais);
- A locomoção (as plan
tas são fixas e os animais não);
- Os constituintes das células (as plantas têm parede celular celulósica e os animais têm outros constituintes no interior das células).












In:
http://www.cientic.com/imagens/pp/sistematica/sl_18.jpg


A vantagem deste sistema de classificação é a sua simplicidade, tornava a classificação óbvia e bem definida para os seres m
acroscópicos, embora tivesse uma limitação perante a classificação dos fungos, que não se encaixavam no reino das plantas.

O sistema de classificação em três reinos, por Haeckel em 1834,teve o auxilio do microscópio que lhe permitiu observar os seres microscópicos. Criou um terceiro reino a que chamou Protista e nele incluía todos os seres unicelulares e coloniais, que não tinham tecidos diferenciados.













In:
http://www.cientic.com/imagens/pp/sistematica/sl_18.jpg



A classificação feita por Whittaker em 1969, reconhece cinco reinos: Plantae, Animalia, Fungi, Protista e Monera. Whittaker propõe inicialmente, dois critérios de classificação:
- Organização celular: unicelulares ou multicelulares;
- Modo de nutrição: Autotróficos (fotossíntese); heterotróficos (ingestão e absorção).

Depois destes dois critérios foram acrescentados mais dois, que fizeram constituir a classificação de Whittaker (modificada).
Assim o sistema passou a ter os seguintes critérios:

- Organização celular: unicelulares ou multicelulares;

- Modo de nutrição: Autotróficos (fotossíntese e quimiossíntese); heterotróficos (ingestão e absorção).
- Tipo de células: Procarióticas e eucarióticas;
- Interacção nos ecossistemas: Produtores, consumidores, macroconsumidores e microconsumidores.
Whittaker substituiu as relações filogenéticas (evolutivas) por uma classificação ecológica, tornando a sua classificação mais simples e objectiva.














In: http://www.cientic.com/imagens/pp/sistematica/sl_18.jpg



Características de Inclusão nos Reinos

No reino Protista incluem-se as algas , estas estão implantadas nos meios aquáticos, são seres autotróficos e, portanto são produtores. Estes seres vivos são relativamente simples, não possuem raízes, caules ou folhas tendo um facto que não permite que estes se incluam no reino das plantas.














Algas atlânticas


In:http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/sistematicadosseresvivos/sistematicadosseresvivos05.jpg

No reino Fungi temos como exemplo os cogumelos, que são fungos. Os cogumelos existem num ambiente terrestre e são heterotróficos – obtêm alimento através da absorção.

















Cogumelos do tipo Panaeolus subbalteatus

In: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/sistematicadosseresvivos/sistematicadosseresvivos06.jpg

No reino Plantae incluem-se todas as plantas. Os fetos são um exemplo. Os fetos pertencem ao reino Plantae pois são pluricelulares, são autotróficos (realizam a fotossíntese) e, por isso, produtores nos ecossistemas.





















Feto arbóreo


In: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/sistematicadosseresvivos/sistematicadosseresvivos07.jpg

No reino Animalia inserem-se seres que em termos de morfologia são bastante diferentes. Dos insectos, de pequena dimensão, aos mamíferos marinhos, todos têm em comum a pluricelularidade, o tipo de nutrição (heterotróficos) e a interacção nos ecossistemas, as formigas integram este grupo pelo facto de serem pluricelulares e heterotróficas (ingestão).















Formiga Manica rubida


In: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/sistematicadosseresvivos/sistematicadosseresvivos08.jpg



Características dos cinco reinos de Whittaker


Vantagens e desvantagens dos cinco reinos de Whittaker


1. Monera

Vantagens:
- Intervêm no ciclo de elementos químicos essenciais à vida (ex. azoto). - Fermentações bacterianas utilizadas na produção de alimentos (queijo, iogurte, vinagre, cerveja, etc.). - Produção de antibióticos. - O Homem possui bactérias no intestino produtoras de várias vitaminas (flora e fauna intestinal). Reciclagem de nutrientes nos ecossistemas naturais.

Desvantagens:
Bactérias patogénicas - causam doenças (pneumonia, tuberculose, tétano, lepra). Acção das bactérias decompositoras sobre os alimentos ou na contaminação das águas.

2. Protista
Vantagens
- Reúne organismos desde as formas mais simples unicelulares até às algas multicelulares gigantes.
- Existem, protistas semelhantes a animais
(protozoários), semelhantes a plantas (algas) e semelhantes a fungos.
- As algas distinguem-se dos fungos porque, são heterotróficos por ingestão e não apresentam parede celular quitinosa
.
- Existem em ambientes húmidos


3. Fungi
Vantagens
- São maioritariamente multicelulares (apesar de existirem alguns unicelulares – (ex. leveduras)
- São heterotróficos por absorção
- Têm grande importância ecológica e económica (ex. produção de alimentos, antibióticos, têm um papel fundamental nos ecossistemas)

Desvantagens

- Podem ser parasitas, causado várias doenças.
- Alguns cogumelos são comestíveis mas outros têm propriedades que causam efeitos negativos no organismo humano, como por exemplo os cogumelos venenosos e alucinogénicos


4.
Plantae

Vantagens
- São multicelulares e fotossintéticas
- Máximo de especialização morfológica e funcional
- As primeiras plantas devem ter evoluído a partir de um ancestral aquático (provavelmente uma alga verde); a evolução deveu-se a uma maior adaptação ao meio terrestre, surgindo as plantas com tecidos vasculares

5. Animalia

Vantagens

- Estão distribuídos por todo o tipo de habitats

- Organismos eucariontes, multicelulares e heterotróficos
- A distribuição dos animais por filos obedece, essencialmente, a características estruturais e a critérios relacionados com a embriologia .


Classificação de Whittaker modificada e suas características de classificação dos seres dos cinco reinos

A classificação de Whittaker classifica os seres vivos em cinco reinos distintos, tendo em conta cinco critérios: tipo de célula, organização celular, nutrição, habitat e interacção nos ecossistemas, como podemos verificar no seguinte quadro:



Reinos





Monera

Protista

Fungi

Plantae

Animalia

Tipo de células

Procarióticas

Eucarióticas

Eucarióticas

Eucarióticas

Eucarióticas

Organização celular

Unicelulares

Unicelulares pluricelulares e alguns coloniais

Pluricelulares e alguns unicelulares

Pluricelulares

Pluricelulares

Nutrição

Autotróficos (fotossíntese e quimiossíntese); heterotróficos (absorção)

Autotróficos (fotossíntese); heterotróficos (absorção e ingestão)

Heterotróficos (absorção)

Autotróficos (fotossíntese)

Heterotróficos (ingestão)

Habitat

Aquático, aéreo e terrestre

Aquático e terrestre (ambientes húmidos)

Essencialmente terrestre

Terrestre

Terrestre, aquático e aéreo



Conclusão:

Com a realização deste trabalho pude concluir:
· Existem diversos sistemas de classificação, descobertos por diferentes cientistas.
· Com a descoberta de novas tecnologias, conheceu-se novas espécies fazendo com que os sistemas fossem periodicamente alterados.
· O sistema mais comum é o de Whittaker, que divide os seres vivos em cinco reinos, tendo em conta cinco características: tipo de células, organização celular, habitat, nutrição e interacção nos ecossistemas.
· Dentro de cada um dos cinco reinos existem milhares de seres que, apesar de se incluírem no mesmo reino, são bastante diferentes.

Bibliografia:
As fontes de informação que permitiram a realização deste trabalho de pesquisa foram:
- Internet:
http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/sistclassific.htm http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.cientic.com/imagens/pp/sistematica/sl_18.jpg&imgrefurl=http://e-portofolio-cat-5.perfect-blog.net/Biologia-b1/Sistemas-de-Classificacao-b1-p48.htm&usg=__IVmcDf9OR3ZP35oYSjcyBcxd1wA=&h=375&w=500&sz=34&hl=pt-PT&start=7&um=1&tbnid=0ZVD0AEmJLC20M:&tbnh=98&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dsistema%2Bde%2Bclassificacao%2Bde%2Bwhittaker%26hl%3Dpt-PT%26client%3Dfirefox-a%26channel%3Ds%26rls%3Dorg.mozilla:pt-PT:official%26sa%3DN%26um%3D1
- Livro :
CARRAJOLA, C.; CASTRO, M.J.; HILÁRIO, T. - Planeta com Vida 11º ano, Biologia (volume 1). 1ª Edição, Edições Santillana Constância, Carnaxide, 2007

3 comentários:

Unknown disse...

a unica coisa quee quero deixar em ata é o seguinte: uma pessoa chega a casa para estudar, abre este link pa estudar os 5 reinos e a quadro apresentado nao possui os 5 reinos o que iria ajudar no meu estudo e na minha nota em consequencia a minha vida futura













Unknown disse...

a unica coisa quee quero deixar em ata é o seguinte: uma pessoa chega a casa para estudar, abre este link pa estudar os 5 reinos e a quadro apresentado nao possui os 5 reinos o que iria ajudar no meu estudo e na minha nota em consequencia a minha vida futura













zantheeagleburger disse...

Iron Dog - Titanium Dart, Iron Dog | Tatikson
Iron Dog is a great dog dog-friendly dog-friendly dog simulator. womens titanium wedding bands This one is a great dei titanium exhaust wrap companion for playing, too, so titanium white octane blueprint do enjoy it with friends titanium nitride gun coating and family, titanium phone case