quarta-feira, 18 de março de 2009

BACIAS HIDROGRÁFICAS

Introdução:

O que são?
Bacias Hidrográficas ou bacias de drenagem são o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. A formação destas dá através dos desníveis dos terrenos que orientam os c
ursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. O curso de um rio e influenciado pela acção do homem, por exemplo a construção de barragens, e por ele próprio por erosão de rochas, transporte destas e sedimentação de detritos.


Objectivos:

- O que são bacias hidrográficas;

- Conhecer o leito do rio (aparente, inundação e menor);

- Trabalho geológico de um rio (erosão, transporte e sedimentação)

- Intervenção antropótica (Ex: barragens).


Exemplo de uma bacia hidrográfica:















Img1: Bacia hidrográfica In:http://baciasa1.blogspot.com/


Desenvolvimento:

Bacias Hidrográficas ou bacias de drenagem são o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. A formação destas dá através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. A construção de cidades nas proximidades destes cursos de água deve-se à sua utilização como vias de comunicação, facilidade de acesso a agua, energia, alimento e a existência de solos férteis utilizados na agricultura. Contudo, a localização destes cursos podem ter perigosos devido a inundações.


O leito do rio é o espaço que pode ser ocupado pelas águas, sendo possível distinguir o leito aparente, o leito maior ou leito de inundação, e o leito menor.

O leito do rio pode ser sub classificado em:

Leito aparente – é o sulco por onde normalmente correm as águas e os materiais que elas transportam;


Leito de inundação ou leito maior - é o espaço do vale que é inundável em época de cheias. Uma inundação ocorre quando o nivél das águas ultrapassa os limites do leito aparente, submergindo a área circundante, ou seja, a planície de inundação;


Leito de estiagem ou leito menor – corresponde à zona ocupada por uma quantidade menor de água, como acontece, por exemplo, durante o verão.

O conjunto formado por um rio e por todos os cursos de água que nele debitam as suas águas são chamadas de rede hidrográfica e toda a área, cujas águas se dirigem para uma rede hidrográfica são chamadas de bacia hidrográfica.

A bacia hidrográfica, tendo em conta o relevo, a natureza das rochas, o clima, a vegetação e a

acção do homem, influencia os cursos dos rios. O correr dos rios faz com que haja erosões, de transporte e deposição de materiais.


Erosão:

Esta e provocada pela extracção de materiais do leito e das margens. Estes materiais resultam da alteração de rochas que são alteradas devido a erosão e faz com que as rochas sejam removidas da sua localização inicial. A erosão deve-se a corrente do rio que por si exerce pressão sobre as saliências do leito e das margens do rio.













Img2: Exemplo de erosão.


Transporte:

Após os materiais serem removidos dos seus locais iniciais, estes podem ser levados para maiores distâncias transportados pelo rio. Os fragmentos sólidos são chamados de detritos e fazem parte da carga sólida do rio. O transporte dos sedimentos e feita de varias maneiras. Se forem finos são transportados por suspensão. Para os materiais de maiores dimensões o transporte e feito po rolamento ou arrastamento.


Sedimentação:

Esta consiste na deposição dos materiais, quer ao longo do leito, quer nas suas margens. A sedimentação é geralmente ordenada pelo tamanho e peso dos detritos e também pela velocidade da corrente. Os sedimentos de maior tamanho e peso são depositados para montante do rio enquanto os mais pequenos são depositados na jusante do rio (foz) e muitos destes são transportados para o mar.


Barragens:

Devido ao clima em muitos lugares existe varias cheias em vários períodos de tempo. Para regularizar os caudais e evitar cheias frequentes o Homem recorreu a construção de barragens. Estas, fazem retenção de águas formando uma albufeira, o que faz com que o caudal do rio fique regularizado e a água acumulada pode ter outras utilizações como por exemplo, o abastecimento de água para a população, pode ser utilizada para agricultura e também para a produção de energia eléctrica (energia hídrica). Também existem desvantagens, como exemplo, ao longo do tempo além de armazenarem água também armazenam materiais transportados pelo rio. Estes irão diminuir a capacidade de armazenamento de água e reduz também a quantidade de resíduos debitados no mar.


Canalizações:

Este e outro processo de regularização dos rios. Este regulariza, aprofunda, alarga e remove obstáculos em zonas do leito do rio.


Conclusão:

Resumindo o litoral constitui um sistema que se encontra em equilíbrio. Este pode ser afectado pelo Homem.

O Homem usa e abusa do território onde existem cursos de água e devido a isso os danos materiais e financeiros causados por cheias são cada vez mais maiores. Isso deve-se á desadequada acção do homem e torna-se impossível controlar essa situação.


Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org

Amparo Dias da Silva, Fernanda Gramaxo; e outros, Terra, Universo de Vida, 11ºAno, Porto Editora, Porto, 2005


Sem comentários: