domingo, 22 de março de 2009

Zonas Costeiras
- Erosão Costeira -

Introdução


Ao longo do meu trabalho pretendo falar sobre a erosão das zonas costeiras portuguesas dizendo quais as causas, os efeitos e as consequências da erosão costeira, os riscos geológicos, os riscos associados ampliados pela acção humana.

Objectivos


- Explicitar quais as causas, os efeitos e as consequências da erosão costeira;

Desenvolvimento


O litoral português tem sofrido, nos últimos tempos, inúmeros fenómenos de erosão devido ao aumento do nível médio do mar, o que leva ao desaparecimento de dunas e à diminuição de praias.

Causas da Erosão Costeira


Uma das principais causas da erosão é a subida do nível do mar, contudo existem outras, tais como a construção em zonas costeiras e o derrube das dunas.
As variações do nível do mar, designadas por transições e regressões, fazem parte das transformações da terra, contudo, algumas dessas variações são provocadas por modificações climáticas, estimuladas pelo homem. Esta é, sem dúvida, a principal causa, uma vez que o aquecimento global provocado pelo homem desde a revolução industrial, tem gerado uma expansão térmica do oceano e a fusão de massas de gelo.
Outra causa desta grande erosão é a construção desenfreada existente por todo o litoral.
Em visita ao Parque Natural Sintra - Cascais podem-se ver inúmeras praias, nas quais prolifera a construção inadequada, não só nas arribas, mas também em dunas. As Azenhas do Mar é disso exemplo: o grande número de construções que se situam em cima da arriba por onde se acede à piscina natural é tão grande que é possível observar grandes falhas na vertente desta. Em consequência, a arriba torna-se instável e pode mesmo desmoronar, permitindo o avanço do mar. Outro exemplo é a Praia do Magoito onde, em cada Inverno que passa, o mar avança até à arriba fóssil.
A Boca do Inferno é também um bom exemplo de erosão costeira, pois foi, em tempos, uma gruta que se desmoronou, tornando-se naquilo que hoje conhecemos. O embate das ondas dentro desta tem vindo a provocar a corrosão de inúmeras rochas, podendo ainda observar-se que esta só não avança mais para terra porque não pode. Contudo, se isso vier a acontecer a estrada desmoronar-se-á. Aliás, todos os Invernos e nos dias de chuva quando passamos naquela estrada sentimos os salpicos das ondas.
Na praia do Guincho é possível observar a existência de Bares e Cafés com estruturas fixas nas dunas, contribuindo para o seu desaparecimento.

Consequências da Erosão


Quem mais sofre com a erosão são as falésias e as dunas, sendo que estas últimas ficam submetidas à construção de estruturas fixas e ao seu desmantelamento. Na maioria, todas as praias desta região perderam espessura, deixando em suspensão certas construções, aumentando o declive das praias e diminuindo a sua extensão. Apesar de tudo, ainda é possível detectarem-se casos contrários, apesar de serem raros: casos em que a quantidade de areia aumentou, ou então não ocorreu qualquer dano.
A erosão costeira tem, ainda, outras consequências: a salinização dos aquíferos costeiros e o assoreamento de lagunas e estuários.
Ano após ano, vamos tendo notícia do desaparecimento de praias que o mar leva.
Torna-se, pois, importante efectuar um bom ordenamento do território, de modo a que se consiga manter a nossa costa livre de danos de maiores dimensões.
Riscos Associados Ampliados pela Acção Humana
Entre as diversas razões para a erosão da costa e o seu consequente recuo está a subida do nível do mar. Essa subida é actualmente generalizada, relacionando-se com o aquecimento global, o qual provoca a fusão dos gelos polares e o aumento de volume das águas oceânicas – expansão térmica. A esta tendência transgressiva do mar soma-se a influência das suas subidas pontuais, localizadas, associadas a marés vivas e a causas meteorológicas.

Riscos Geológicos


O Homem tem contribuído com a sua acção descuidada para acelerar os fenómenos de erosão costeira. Admite-se que possa contribuir para o aquecimento global, ao criar um efeito de estufa provocado pela poluição atmosférica.
O Homem também constrói imensas coisas demasiado perto da costa contribuído para o aumento da erosão. Em Portugal, cerca de três quartos da população vive na faixa costeira onde o desrespeito pelas regras básicas do ordenamento do território é notado, encontrando-se muitas construções em plenos sistemas de dunas ou sobre arribas em erosão.

Efeitos da Erosão Costeira


1. Estreitamento das praias, que pode resultar no seu estreitamento;
2. Transformação de praias de areia em praias de calhau, por migração das areias;

3. Recuo das arribas;
4. Destruição de estruturas construídas pelo homem, como edifícios, estradas…;
5. Inutilização de campos de cultivo, inundados pela água do mar.





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2Ru7_nVuFiMqDcVXMZkq5fz5QtGtGWtJ9VJaHpsV221XO0ZwQiNKtnLwoYULEkQ8k68Sg3SfXswypd8jLaCSTikT_DDYc0reb-m56R8g23hXRFwPi5lR1qfXhcTf3MdopZikSwvc7wSU8/s400/T%25C3%25B4mbolo.jpg




http://www.uff.br/decisao/smp/facho.jpg



http://www.youngreporters.org/IMG/erosao.jpg




http://www.youngreporters.org/IMG/jpg/alg1.jpg



http://www.aprh.pt/rgci/glossario/Pinaculo.jpg


Conclusão

Como evitar os efeitos da Erosão Costeira?
Nas praias, sempre que possível, a melhor solução é aumentar o volume de areia. Em alguns casos pode ser necessário segmentar a praia criando novas enseadas para viabilizar a estabilidade do engordamento de praia.
Os planos para a construção de captações e os programas de gestão devem ser concebidos á escala da região. Esta perspectiva global permite a inclusão de diversos factores que condicionam o volume e a qualidade da água doce nos aquíferos. O aproveitamento da água doce que seria descarregada no mar pode ser realizado através das captações devidamente concebidas e da sua adequada implantação. O aumento do volume de água doce nos aquíferos consegue-se adoptando-se regras que controlem a extracção, planeando correctamente os locais de descarga dos sistemas de drenagem e tratamento de águas pluviais e residuais, promovendo politicas para a utilização racional da água, incrementando a recarga com águas de superfície ou águas residuais tratadas e implementado medidas que façam diminuir o volume de água salgada salobra no aquífero, com a extracção dessa água, o seu tratamento e posterior utilização.

Bibliografia

Internet:
http://www.youngreporters.org/IMG/erosao.jpg
http://www.uff.br/decisao/smp/facho.jpg
http://www.youngreporters.org/IMG/jpg/alg1.jpg
http://www.aprh.pt/rgci/glossario/Pinaculo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2Ru7_nVuFiMqDcVXMZkq5fz5QtGtGWtJ9VJaHpsV221XO0ZwQiNKtnLwoYULEkQ8k68Sg3SfXswypd8jLaCSTikT_DDYc0reb-m56R8g23hXRFwPi5lR1qfXhcTf3MdopZikSwvc7wSU8/s400/T%25C3%25B4mbolo.jpg
http://www2.ufp.pt/units/geonucleo/parques/rndsj/maceda1.jpg

Livros:

Jorge Ferriera e Manuel Ferreira, Planeta com Vida Geologia (volume 2), Santilhana Constância

1 comentário:

Unknown disse...

Durante uma investigação sobre zonas costeiras, deparei-me com a utilização de um termo cientificamente incorreto. As variações do nível médio das águas do mar são caracterizadas como transgreções e regressões. O seu lapso está na utilização da palavra "transição" para referir o avanço do nível médio do mar. Espero que corrija o seu engano o mais rápido possível, para não induzir mais ninguém em erro. Bom dia.