terça-feira, 3 de junho de 2008

Titulo:
Xilema

Índice:

1. Introdução
2. Objectivos
3. Desenvolvimento
· Xilema
· Células
· Teorias
4. Conclusão
5. Bibliografia

Introdução:

Em botânica, chama-se Xilema, ao tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos – a seiva bruta – desde a raiz até as folhas.

Objectivos:

· Explicar o que é o Xilema
· As suas diferentes células
· Teorias do Xilema


Desenvolvimento:

O Xilema é o tecido de transporte de água e sais minerais através do corpo das plantas. Trata-se de um tecido complexo, com origem no procâmbio ou no câmbio vascular, conforme se trate de Xilema primário ou secundário.

Nas traqueófitas não angiospérmicas, o Xilema apenas apresenta um tipo de célula transportadora (traqueídos), sendo um tecido menos eficiente. O surgimento do Xilema com elementos dos vasos foi um dos passos fundamentais para a explosão das angiospérmicas.



In: http://curlygirl.naturlink.pt/xilemaprimitivo.jpg


Podem ser reconhecidos 4 tipos de células no Xilema de uma angiospérmica:

· Traqueídos - células relativamente longas e estreitas, com parede secundária lenhificada, o que as torna células mortas. As suas extremidades transversais são estreitas e cobertas por uma fina membrana, enquanto as paredes laterais são espessas e apresentam numerosas pontuações ou poros, locais onde não existe parede secundária, permitindo a passagem de substâncias. Estas células alinham-se topo a topo, de modo a facilitar o movimento de água no seu interior;

· Elementos dos vasos - células mais curtas e largas que os traqueídos, apresentam a mesma parede secundária lenhificada. Neste caso, as paredes transversais desaparecem, ficando as células, alinhadas topo a topo, a formar um tubo. As paredes laterais apresentam pontuações, simples ou aureoladas. Este tipo de célula é muito mais eficiente na deslocação de água, mas menos eficiente como estrutura de suporte. Pode apresentar, ainda, um importante problema: está muito mais sujeito á formação de bolhas de ar, que podem bloquear a passagem de água para as zonas superiores da planta. Nos traqueídos tal não acontecia, não só porque o diâmetro celular era menor mas também pela presença de membranas transversais, que impedem a passagem das bolhas de ar;

· Fibras xilémicas - surgem como resultado da pouca capacidade de suporte dos elementos dos vasos. São fibras de esclerênquima que entremeiam as células transportadoras do Xilema;

· Células parenquimatosas - células com função de reserva e controlo do movimento de soluções no tecido vascular (únicas células vivas).

Pressão Radicular

Este é um fenómeno facilmente observável em numerosas plantas, que quando cortadas continuam a perder água – exsudação – ou pequenas gotas de água são libertadas por poros especiais nas folhas, os hidatódios, no fenómeno da gutação.

Estes fenómenos ocorrem devido ao transporte activo de iões para o interior da raiz, o que causa uma diminuição do potencial hídrico e a entrada da seiva bruta causando uma pressão, chegando a 3 vezes maior que a da atmosfera terrestre, nas células do Xilema, fazendo subir a seiva bruta da raiz para as folhas.

No entanto, este fenómeno parece não ser universal, certos tipos de árvores não apresentam pressão e noutras esta não parece ser suficientemente forte, pelo que deverá existir outro mecanismo que explique a ascensão da seiva bruta nas plantas.


In: http://curlygirl.no.sapo.pt/imagens/munch.jpg

Teoria da Tensão-coesão-Adesão

Estudos realizados, por volta de 1894, por Dixon Joly, permitiram concluir que existe uma relação directa entre a transpiração e a ascensão da água no Xilema, sendo a primeira o motor essencial à ascensão da seiva bruta.

A energia solar é a responsável pela transpiração, que ocorre a nível das células do mesofilo, sendo o vapor de água libertado pelos estômas, devido às paredes húmidas das células do mesofilo que se encontram em contacto com as câmaras estomáticas.

Este fenómeno causa uma deficiência de água nas folhas, o que diminui o seu potencial hídrico pois a concentração de solutos aumenta – cria uma tensão. Como as células do mesofilo estão hipertónicas em relação ao Xilema a água desloca-se para a folha.

As moléculas de água são polares, pelo qual estabelecem pontes de hidrogénio entre si, formando uma 'coluna' mais ou menos contínua de água no interior dos vasos xilémicos – coesão.

Esta coesão entre moléculas de água é extremamente forte, cerca de 100 vezes superior ao que seria necessário para formar uma coluna de água com 100 metros de altura.

Deste modo, a evaporação a nível da folha causa o movimento de toda a coluna de água, quanto maior for a taxa de transpiração aumenta a velocidade de locomoção da seiva bruta. Esta ascensão cria um défice de água no Xilema da raiz, fazendo com que mais água passe do solo para o córtex e deste para o para o cilindro central, numa corrente de transpiração, que parece explicar a subida de água acima dos 100 metros de altura, o que inclui mesmo as árvores mais altas.

Este processo apenas funciona se a corrente não for quebrada, o que pode acontecer por interposição de bolhas de ar. Se a corrente não for restabelecida, o vaso xilémico deixa de ser funcional.

As características do Xilema ajudam a que este processo seja extremamente eficaz, pois a ausência de conteúdo celular não cria obstáculos ao movimento da coluna de água, a parede lenhificada impede o colapso e o diâmetro reduzido dos elementos dos vasos facilita a adesão e a coesão.

Conclusão:





  • O xilema é um veio condutor de água e sais minerais nas plantas com sentido ascendente, ou seja, da raiz ate às folhas;


  • Existem quatro tipos de células no xilema:
    1. Traqueidos
    2. Elementos dos vasos
    3. Fibras xilémicas
    4. Células parenquimatosas ( unicas células vivas, existentes no xilema )


  • Tem duas teorias explicativas que são elas:
    1. Pressão Radicular
    2. Tensão-Coesao-adesao


Bibliografia:

Livros:
Ferreira J. e Ferreira M. , Planeta com vida geologia ( volume 1) – Santillana 2007, Carnaxide

Sites:
http://curlygirl.naturlink.pt/tecidopl.htm#xilema - Xilema

Sem comentários: