segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ciclos de Vida

Introdução:
Ciclo de vida é o conjunto de transformações que um ser vivo sofre desde que é um ovo ou zigoto até que ele próprio se reproduza, dando origem a outro ovo por reprodução sexuada. Todos os ciclos de vida compreendem dois Fenómenos complementares, a meiose e a fecundação.
Existem três tipos de ciclos para os organismos que se reproduzem sexuadamente, Ciclo diplonte, haplonte e haplodiplonte. Como a meiose nestes ciclos ocorre em momentos diferentes faz com que estas tenham denominações diferentes. Para o ciclo diplonte a meiose diz-se pré-gamética, para o ciclo Haplonte a meiose diz-se pós-zigotica e para o ciclo haplodiplonte diz-se meiose pré-espórica.

Objectivos
Explicar os diferentes tipos de ciclos de vida
Explicar como ocorre a meiose nos diferentes ciclos de vida

Desenvolvimento
Ciclo de vida é o conjunto de transformações que um ser vivo sofre desde que é um ovo ou zigoto até que ele próprio se reproduza, dando origem a outro ovo por reprodução sexuada. Ovo ou zigoto, são as células que contêm substâncias nutritivas, que é a resultante da união dos núcleos de dois gâmetas por fecundação , o óvulo e os espermatozóides. Para ocorrer a fecundação, é preciso a fusao dos gametas femeninos e masculinos ou seja os óvulos e os esparmotozoides, estes por si gerados pela reprodução sexuada.
As especies sexuadas são mais variáveis, logo um mínimo de tipos genéticos de uma mesma população podem adaptar-se às diferentes condições flutuantes provendo uma chance maior para a continuação da população. Em geral, as espécies sexuadas são melhor adaptadas a ambientes novos e sob influência de mudanças abruptas.
A reprodução sexuada está relacionada com a meiose e a fecundação e existem três tipos de ciclos para os organismos que se reproduzem sexuadamente.
No ciclo de vida diplonte, os cromossomas destas organizam-se em pares de cromossomas homologos, e assim, para cada característica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado num cromossomo homólogo (Diz-se que estas células possuem 2n). No caso da espécie humana, n corresponde a 23 cromossomos, pelo que as células somaticas possuem 2n, ou seja, 46 cromossomos. Quando ocorre a fecundação, os 23 cromossomos presentes no espermatoziode fundem-se com os 23 cromossomos presentes no óvulo, pelo que os 23 cromossomos do espermatozóide são homólogos aos 23 cromossomos do óvulo. Neste ciclo o meiose diz-se pré-gamética pois o gâmeta femenino e o masculino se fundem se fundem no momento da fecundaçâo para formar um ovo ou zigoto que dará origem a um embriâo, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.
No ciclo de vida haplonte, os cromossomas desta apresentam-se sozinhos, únicos, sem "irmãos" idênticos, ou seja, não possuem par cromossômico. Em comparaçao com o ciclo de vida diplonte onde os cromossomas possuem 2n, no ciclo haplonte possuem apenas n e no caso da especie humana tem 23 cromossomas. Neste ciclo a meiose diz-se pós-zigótica pois nesta, ocorrera uma divisão reducional, passando a originar 4 células geneticamente diferentes, ao qual 3 delas se degeneram ficando apenas uma funcional. A formação dos gâmetas ocorrerá antes da fecundação.
No ciclo de vida haplodiplonte existe nitida alternância de fases nucleares e de gerações, pois a meiose e a fecundação estão separadas no tempo. A meiose designa-se pré-espórica pois a meiose ocorre na formação dos esporos. O zigoto, por mitoses sucessivas, origina uma entidade diplóide, onde se diferenciam células especiais que, por meiose, originam esporos.










Fig.1 - Fecundação

Conclusão
Durante a reprodução sexuada, ocorre no ciclo de vida de um ser vivo uma alternância de fases bnucleares, a haplofase e a diplofase. A haplofase está compreendida entre a meiose e o momento da fecundação e a diplofase entre a fecundação e o momento da meiose. O desenvolvimento da fase haplópide em ralação a fase diploide depende do momento em que ocorre a meiose que pode ser pós-zigótica, pré-gamética ou pré-espórica. Atendendo ao desenvolvimento relativo das duas fases nuc leares, os seres vivos podem ser classificados como seres diplontes, haplontes ou haplodiplontes.

Bibliografia
http://pt.wikipedia.org
http://disciplinex.wordpress.com/2008/12/01/ciclo-de-vida-haplonte/
http://curlygirl.no.sapo.pt/plantae.htm
Terra, Universo de vida - Biologia 11ºAno - Porto editora

Sem comentários: