Pedro V.
1. Métodos para o estudo do interior da geosfera
Reconhecer que existem vários métodos para investigar o interior da geosfera. Reconhecer a importância da acumulação de contributos de diferentes disciplinas científicas no conhecimento do interior da Terra. Desenvolver uma atitude científica face aos riscos sísmicos e vulcânicos,reconhecendo as suas causas. Tomar consciência dos riscos resultantes do não cumprimento dos regulamentos de construção anti-sísmica.
Conhecer:
- Gravimetria.
- Densidade.
- Geotermia, grau geotérmico, gradiente geotérmico e fluxo térmico.
- Gradiente geobárico
- Geomagnetismo.
Cristina Q.
2. Vulcanologia
2.1 Conceitos básicos.
2.2 Vulcões e tectónica de placas.
Quais as relações entre a natureza das lavas, o tipo de actividade vulcânica e as formas vulcânicas.Reconhecer a ocorrência de enormes derrames lávicos ao longo dos tempos geológicos. Reconhecer que a hipótese de alterações climáticas provocadas por erupções vulcânicas terão sido causa de extinções de espécies. Qual a relação das manifestações vulcânicas de tipo explosivo com as zonas de convergência de placas e as de tipo não explosivo com as zonas de rifte e zonas oceânicas intra-placa. Qual a relação entre tectónica e vulcanismo com destaque para o caso particular dos Açores.
Conhecer:
- Vulcão (cone principal,cones secundários ou adventícios, cratera,chaminés vulcânicas e caldeiras).
- Actividade vulcânica (explosiva, efusiva, mista).
- Lavas ácidas, intermédias e básicas.
- Vulcanismo de tipo central e de tipo fissural.
- Câmara magmática, bolsada magmática , e rocha encaixante.
- Piroclastos (cinzas, lapilli/bagacina, bombas vulcânicas).
- Escoada, lavas encordoadas (pahoehoe), escoriáceas (aa), em almofada (pillow lava).
- Agulha, domo ou cúpula e nuvem ardente.
- Vulcanismo residual (nascentes termais, sulfataras, géiseres,fumarolas e mofetas).
Daniela
2. Vulcanologia
2.3 Minimização de riscos vulcânicos – previsão e prevenção.
Reconhecer as principais causas que estão na origem das erupções vulcânicas. Enquadrar os fenómenos vulcânicos na teoria da tectónica de placas. Avaliar os riscos associados às erupções vulcânicas.Localizar, no globo, as regiões de maior actividade vulcânica. Avaliar o nível e natureza de ocupação humana aceitável em áreas vulcânicas. Compreender a necessidade de cumprir as normas gerais de segurança para minimizar os efeitos da actividade interna da Terra.
Conhecer:
- Vulcão (cone principal,cones secundários ou adventícios, cratera,chaminés vulcânicas e caldeiras).
- Actividade vulcânica (explosiva, efusiva, mista).
- Lavas ácidas, intermédias e básicas.
- Vulcanismo de tipo central e de tipo fissural.
- Câmara magmática, bolsada magmática , e rocha encaixante.
- Piroclastos (cinzas, lapilli/bagacina, bombas vulcânicas).
- Escoada, lavas encordoadas (pahoehoe), escoriáceas (aa), em almofada (pillow lava).
- Agulha, domo ou cúpula e nuvem ardente.
- Vulcanismo residual (nascentes termais, sulfataras, géiseres,fumarolas e mofetas).
Bruno
3. Sismologia
3.1 Conceitos básicos.
3.2 Sismos e tectónica de placas.
Determinar a localização geográfica de um epicentro a partir de sismogramas. Utilizar mapas de riscos sísmicos na avaliação de riscos humanos relacionados com terramotos.
Analisar informação recente sobre tremores de terra, servindo-se, para o efeito, de recursos da Internet e da Imprensa. Quais os mecanismos de origem e propagação sísmica, as características das ondas sísmicas e a avaliação de riscos sísmicos. Qual a relação entre sismo e deslocação de placas litosféricas.
Conhecer:
- Abalo sísmico e ondas sísmicas (longitudinais, transversais e superficiais).
- Teoria do ressalto elástico.
- Falhas.
- Sismógrafo e sismograma.
- Intensidade e magnitude sísmica (Escala de Mercalli – Internacional, e escala de Richter).
- Foco/hipocentro, epicentro, raio sísmico, distância epicentral e isossistas.
- Abalo premonitório, réplica e maremoto.
Andreia
3. Sismologia
3.3 Minimização de riscos sísmicos – previsão e prevenção.
3.4 Ondas sísmicas e descontinuidades internas.
Analisar informação recente sobre tremores de terra, servindo-se, para o efeito, de recursos da Internet e da Imprensa. Quais os mecanismos de origem e propagação sísmica, as características das ondas sísmicas e a avaliação de riscos sísmicos. Qual a relação entre sismo e deslocação de placas litosféricas. Avaliar o nível e natureza de ocupação humana aceitável em áreas de elevado risco sísmico. Perceber a necessidade de cumprir as normas legais de construção anti-sísmica. Entender a intervenção dos geólogos na prevenção do risco sísmico,designadamente, em grandes
construções como barragens,depósitos de resíduos particularmente perigosos (nomeadamente radioactivos),pontes, túneis e centrais nucleares. Reconhecer a importância da continuação dos estudos no sentido de se poder vir a prever,com razoável exactidão, a ocorrência de sismos.
Conhecer:
- Abalo sísmico e ondas sísmicas (longitudinais, transversais e superficiais).
- Teoria do ressalto elástico.
- Falhas.
- Sismógrafo e sismograma.
- Intensidade e magnitude sísmica (Escala de Mercalli – Internacional, e escala de Richter).
- Foco/hipocentro, epicentro, raio sísmico, distância epicentral e isossistas.
- Abalo premonitório, réplica e maremoto.
Pedro D.
4. Estrutura interna da geosfera
4.1 Modelo segundo a composição química (crosta, manto e núcleo).
4.2 Modelo segundo as propriedades físicas (litosfera, astenosfera, mesosfera e núcleo)
4.3 Análise conjunta dos modelos anteriores.
Reconhecer os modelos actualmente aceites para o interior da Terra, a existência de um dinamismo profundo que se reflecte nairregularidade das descontinuidades, sabendo,
contudo, que existem muitas questões que ainda permanecem em aberto.Conhecer uma classificação das diferentes zonas baseada em critérios composicionais e físicos. Reconhecer a importância das propriedades da astenosfera na dinâmica da litosfera – movimentos verticais e horizontais.
Conhecer:
- Descontinuidades sísmicas (descontinuidades de Mohorovicic - Moho, Gutenberg, Lehman). Zona de sombra, zona de baixa velocidade.
- Crosta continental e oceânica, manto, núcleo externo e interno.
- Litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e interno.
José Jesus
5. Biosfera
5.1. Diversidade
5.2. Organização
5.3. Extinção e conservação.
Identificar e comparar as características de seres vivos com recurso a espécimes
vivos, conservados e/ou pesquisa bibliográfica. Caracterização geral de diferentes modos de interacção entre seres vivos de um ecossistema. Previsão de acontecimentos
relativos à evolução de um ecossistema quando sujeito a alterações. Identificação de actividades humanas responsáveis pela contaminação e degradação de ecossistemas. Definir o conceito de Biosfera.Reconhecer a diversidade biológica num ecossistema. Saber quais os níveis de organização biológica, de modo a permitir reconhecer que o mundo vivo se apresenta hierarquicamente estruturado. Reconhecer a importância da conservação das espécies e as causas de extinção.
Conhecer:
Biosfera
Ecossistema
Comunidade
População
Espécie
Organismo
Sistema de órgãos
Órgão /Tecido
Seres unicelulares / multicelulares
Diversidade
Extinção
Conservação
Miguel
6. Célula
6.1. Unidade estrutural e funcional
2.2. Constituintes básicos.
Interpretar imagens e esquemas de células ao MOC. Analisar dados que permitam compreender que a unidade biológica se revela a nível molecular. Perceber a noção de célula: membrana celular, citoplasma e núcleo. Reconhecer que a unidade biológica não se limita a características estruturais e funcionais, revela-se também a nível molecular. Perceber a importância biológica da água como constituinte fundamental de
qualquer ser vivo. Saber que os seres vivos são constituídos por macromoléculas formadas por um número reduzido de elementos químicos (C, O, H, N, P,...).
Conhecer:
Célula
Membrana celular
Citoplasma
Núcleo
Meio interno
Meio externo
Água
Sais minerais
Monómeros
Polímeros
Macromoléculas
Proteínas
Hidratos de Carbono
Lípidos
Ácidos nucleicos
Mª José
7. Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos
7.1. Unicelularidade vs pluricelularidade
Recolha, organização e interpretação de dados de natureza diversa (laboratoriais, bibliográficos, internet,...) sobre estratégias de obtenção de matéria por diferentes seres heterotróficos. Análise de informação relativa a processos de transporte ao nível da membrana, de modo a compreender a sua importância para a manutenção da integridade celular. Conhecer o conceito de heterotrofia. Reconhecer que a unidade de membrana se revela ao nível da sua arquitectura e constituição: bicamada de fosfolípidos, proteínas integradas e não integradas (modelo simplificado). Quais os organelos envolvidos no movimento de substâncias através da membrana celular e no seu processamento no meio interno.
Conhecer:
Seres heterotróficos
Absorção
Ultraestrutura da membrana celular
Osmose
Difusão
Transporte
facilitado
Transporte activo
Ingestão
Fagocitose
Pinocitose
Digestão
intracelular
Vacúolo digestivo
Lisossoma
Retículo endoplasmático
Complexo de Golgi
Enzima
Digestão extracelular
Cavidade gastrovascular
Tubo digestivo
João
7. Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos
7.2. Ingestão, digestão e absorção.
Recolha, organização e interpretação de dados de natureza diversa (laboratoriais, bibliográficos, internet,...) sobre estratégias de obtenção de matéria por diferentes seres heterotróficos. Conhecer os conceitos de endocitose e exocitose. Perceber a distinção e complementaridade dos conceitos de ingestão, digestão e absorção. Fazer o estudo comparativo da digestão extracelular, em cavidades gastrovasculares (p. ex.
hidra), em tubos digestivos incompletos (p. ex. planária) e completos de diferente
complexidade (p. ex. minhoca e homem).
Conhecer:
Seres heterotróficos
Absorção
Ultraestrutura da membrana celular
Osmose
Difusão
Transporte facilitado
Transporte activo
Ingestão
Fagocitose
Pinocitose
Digestão intracelular
Vacúolo digestivo
Lisossoma
Retículo endoplasmático
Complexo de Golgi
Enzima
Digestão extracelular
Cavidade gastrovascular
Tubo digestivo
Nuno Francisco
8. Obtenção de matéria pelos seres autotróficos
8.1. Fotossíntese
Organização e interpretação de dados sobre estratégias de obtenção de matéria. Compreender como os seres autotróficos sintetizam matéria orgânica na presença
de luz. Valorizar os processos de autotrofia na hierarquia alimentar dos ecossistemas.Perceber a noção de autotrofia. Reconhecer a fotossíntese como um processo de transformação de energia que necessita da presença de pigmentos de captação de luz. Reconhecer o cloroplasto como organito no qual ocorre a fotossíntese. Referir as reacções bioquímicas que se processam nas fases fotoquímica e química. Descrever a ultraestrutura do cloroplasto.
Conhecer:
Seres autotróficos
Fotossíntese
Cloroplasto
Pigmentos fotossintéticos
Quimiossíntese
Luís Lopes
8. Obtenção de matéria pelos seres autotróficos
8.2. Quimiossíntese
Organização e interpretação de dados sobre estratégias de obtenção de matéria. Compreender como os seres autotróficos sintetizam matéria orgânica na presença de luz. Valorizar os processos de autotrofia na hierarquia alimentar dos ecossistemas.Perceber a noção de autotrofia. Referir a existência de organismos fotoautotróficos que não sejam plantas e organismos quimioautotróficos. Explicar os mecânismos de autotrofia nestes casos.
Conhecer:
Seres autotróficos
Fotossíntese
Cloroplasto
Pigmentos fotossintéticos
Quimiossíntese
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