quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Manifestações da actividade Geológica

Índice

-Introdução

-Planetas Telúricos Geologicamente activos

-Características

-Processos de origem interna

-Processos de origem externa

-Posição do sistema solar

-Conclusão

-Bibliografia

Introdução

-Este trabalho tem como objectivo enumerar os planetas telúricos, o que são e algumas das suas características. Estarão em foco os planetas que são considerados estarem no interior da nossa galáxia que são eles: Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Sendo que apenas a Terra é neste momento o unico planeta telurico activo.

-Falará ainda de processos de origem interna relacionados com movimentações das placas tectonicas e actividade vulcanica, e ainda de processos de origem externa que por sua vez relacionam-se com a atmosfera de cada planeta, temperaturas, agua e erosao.

-A posição do nosso sistema solar em relação a nossa Galaxia " Via lactea "

-Em relação a Plutão que era considerado um planeta telúrico ainda a bem pouco tempo, não será referenciado neste trabalho por essa mesma razão, ter deixado de ser planeta telúrico devido a sua localização espacial.

Objectivos:

- Apresentar caracteristicas dos planetas teluricos Geologicamente activos

- Os seus processos

- Apresentar a posição do sistema solar

Planetas Telúricos Geologicamente activos

-Planetas Telúricos são planetas essencialmente constituídos por materiais sólidos, apresentando-se estruturados em camadas com densidade elevada. Têm um diâmetro menor ou próximo do diâmetro da Terra. As atmosferas, quando existem, são pouco extensas relativamente às dimensões dos respectivos planetas. Os movimentos de rotação são lentos e possuem poucos ou nenhum satélite. São planetas telúricos Mercúrio, Vénus, Terra e Marte.

-Na verdade, o único planeta telúrico actualmente activo é a Terra. Todos os outros planetas encontram-se inactivos há muitos anos. Mercúrio por exemplo passou a planeta geologicamente inactivo há cerca de 3,2 milhares de milhões de anos.

Características

Características

Mercúrio

Vénus

Terra

Marte

Distância média ao sol (milhões de km)

57,9

108

149

228

Período de translação

88 d

224,7 d

365 d

687

Período de rotação

58,6 d

243 d

23,9 h

24,5 h

Diâmetro equatorial (km)

4878

12100

12756

6787

Massa (unidade = 1)

0,055

0,81

1

0,1

Temperatura superficial

-170 a 430

464

15

-40

Densidade média (água = 1g/cm3)

5,4

5,2

5,5

3,9

In: http://www.esec-valenca.rcts.pt/folha_029.htm


Processos de origem interna

-A actividade geológica interna trata-se da movimentação das placas tectónicas. Essas movimentações devem-se essencialmente aos sismos, nas manifestações vulcânicas, na formação de cadeias montanhosas e na evolução dos fundos oceânicos com a consequente deslocação dos continentes.

-Corpos do tipo planetário com actividade geológica interna do género da actividade existente na Terra ate ao momento são conhecidos muitos poucos.

-A primeira erupção vulcânica observada alem das conhecidas na Terra, teve origem em " Lo ", uma das luas de Júpiter.

-Entre os todos os planetas telúricos existentes no nosso sistema solar, apenas um pode ser equiparado a Terra, é ele Vénus. Entende-se que o vulcanismo em Vénus seja activo, pois a maneira como as suas rochas reflectem a luz dando a ideia de derrames de lava muito recentes.

-Ao que se tem conhecimento ate hoje , Vénus, dá-nos a ideia de a sua crosta ser basáltica, levando a crer que a actividade vulcânica tenha coberto toda a sua superfície, provavelmente há 500 milhões de anos. Segundo o nosso manual, até ao momento já foram identificadas algumas centenas de vulcões.

-Mercúrio por sua vez apresenta um tamanho reduzido, o que terá causado um arrefecimento mais rápido e perda de calor interno. Mercúrio apresenta uma superfície dominada por crateras causadas por impactos meteoritos, destacando-se as extensas planícies de origem vulcânica.

-Marte, que tal como Mercúrio terá passado por arrefecimento mais rápido e poderá estar tectonicamente inactivo há 1000 milhões de anos, conservando grandes marcas de origem tectónica.

Processos de origem externa

-A actividade geológica da Terra tem também causas externas que lhe moldam a superfície, em grande parte devido à acção do ciclo hidrológico. A água que vai escorrendo sobre a superfície, transporta sedimentos de uma zona para outra, tendo uma acção erosiva sobre relevos e preenchendo as depressões.

-Em relação à existência de agua no estado liquido deve-se à excelente posição em relação ao sol que favorece bastante o planeta Terra.

-A posição de cada planeta influencia ainda a existência ou não de atmosfera nos planetas. Um factor importante para um planeta manter uma atmosfera deve-se também à dimensão do planeta, pois está directamente relacionada com a gravidade e conseguir manter uma camada gasosa à sua volta.

-Mercúrio devido a todas essas características anteriormente mencionadas não tem atmosfera.

-Vénus tem uma atmosfera bastante densa que reflecte fortemente a luz solar, tornando-se ele o astro que mais chama a atenção em todo o céu. Tem uma pressão atmosférica de 90 vezes superior à da terra. No caso de Vénus o gás predominante é o dióxido de carbono em cerca de 95% e tem uma temperatura a rondar os 500ºC.

-Marte tem uma atmosfera bastante idêntica à de Vénus, ou seja tem a mesma quantidade de dióxido de carbono, a pressão é bastante baixa (menos de 1% da pressão Terrestre) e no entanto tem uma grande tendência a formar ventos fortes.

-Apesar da presença da atmosfera nos dois últimos planetas, as suas acções erosivas são ineficazes devido à falta de agua no estado liquido nos dois planetas.

Posição do sistema solar

-O Sistema Solar está situado dentro das regiões mais externas na Galáxia, bem dentro do disco e somente cerca de 20 anos-luz acima do plano de simetria equatorial, e cerca de 28000 anos-luz do Centro Galáctico. A nossa galáxia dessa forma mostra-se como uma banda luminosa que se estende por todo o céu ao longo do seu lanho de simetria, que nós chamamos de Via Láctea mas que também é chamado de "Equador Galáctico".

Conclusão

-Conclui que os planetas telúricos são: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte.

-Activos: Terra

-Inactivos: Mercúrio, Vénus, Marte

-Os processos de origem interna ocorrem nas placas tectónicas através de sismos, vulcões, etc. Apenas Vénus pode ser equiparado a Terra devido as suas actividades vulcânicas.

-Em relação aos processos de origem externa, Mercúrio não tem atmosfera, por seu lado Vénus e Marte têm uma atmosfera muito idêntica. Mesmo existindo atmosfera, as suas actividades de erosão são em vão devido a falta de agua em estado liquido em ambos os planetas.

Bibliografia

Livros:

Ferreira J. e Ferreira M. , Planeta com vida geologia ( volume 1) – Santillana 2007, Carnaxide

Sites:

http://sistemasolar.freehostia.com/planetas.htm - Texto geral

http://www.esec-valenca.rcts.pt/folha_029.htm - Tabela e Informações

http://www.9planetas.astronomia.web.st/overview.html - Posição do sistema Solar

Sem comentários: